Disciplina: Especificar Arquitetura da Informação
O subprocesso Especificar Arquitetura da Informação faz parte do processo Engenharia de Requisitos (ER). O seu objetivo é descrever as atividades necessárias para a organização de todo o conteúdo informacional do portal.
Relacionamentos
Descrição Principal

Arquitetura da Informação é um conjunto de atividades responsável por definir organizar e definir a nomenclatura do conteúdo de sites, portais, intranets ou comunidades online a fim de fornecer um suporte otimizado à usabilidade e capacidade de localização de informações.

Estas atividades fazem uso extensivo de conceitos aplicados de Design Thinking e Human-Centered Design através da usabilidade, navegabilidade e acessibilidade com o objetivo primário de melhorar a maneira como a informação está sendo transmitida e recebida pelo projeto de portal.

Por usabilidade é entendida a facilidade com o que uma ferramenta é utilizada. Este é um conceito oriundo da Ergonomia aplicada a interfaces Humano-Máquina. A Arquitetura da Informação faz uso extensivo destes conceitos e principais diretrizes a fim de melhor organizar toda a informação relacionada em um conteúdo de portal. Dentro deste subprocesso algumas atividades, como Realizar Benchmarking e Realizar Card-Sorting fornecem insumos diretos para a aplicação deste conceito.

Acessibilidade consiste em um conjunto de técnicas que permitem portadores de deficiência acessarem sites ou portais. Este conceito segue um conjunto de recomendações da W3C (principal organização de padronização da Internet).

Considerações de Teclas
Ata de Reunião Aprovar Arquitetura da Informação Documento de Arquitetura da Informação Fluxograma Mapa de categorias Consolidar Arquitetura da informação Especificar proposta Wireframes Taxonomia Nomenclatura e Classificação dos Conteúdos Realizar Card Sorting Escopo detalhado de conteúdos utilizados atualmente Realizar Análise de Inventário atual e Métricas de Conteudo Contextualização do Site Atual com Similares Realizar Benchmarking Mapa de Relavância de Informação, Dispositivos e Público Realizar Análise de Metricas e Estatísticas Revisão de boas práticas de usabilidade e acessibilidade Realizar Análise Heurística Ata de Reunião Levantar Necessidades